domingo, 16 de agosto de 2009

Domingo 16 de Agosto... para recordar.

Hora de concentração: 7:00
Local: Café Galileu
Distância: 36 kms
Altimetria (acumulado): 1135 mts
Média: 11,5 kms

Volta dos duros
Nota-se que os muralhas estão de férias ou então dados à preguiça. Ontem depois de combinar com o Herculano o horário de hoje e tendo colocado a aviso sem qualquer resposta fiquei com a impressão que seriam poucos os bttistas presentes para mais umas voltas.
Pelas 7 da madrugada apenas eu e o Herculano dissemos presente, estava a pensar numa "voltinha" pequena e tranquila quando o Herculano revela a grande surpresa do dia:
"Hoje que tenho ali uma bike nova para experimentar..."
"Ehhh lá, há novidades??? Qual é a bike que tens para testar??"
"Uma Genius 20 da BikeZone"
"Isso merece uma volta com umas descidas a condizer... o que achas de subir a Penha, descer em direcção à Abação subir o S. Bento e descer até Vizela?"
"Vamos a isso" diz o Herculano e lá partimos para o meu reforço que teve de ser na bomba da BP porque o Galileu só abre às 8.00
Depois do pequeno-almoço fizemo-nos à estrada para subir a Penha por Mesão Frio. Primeiras pedaladas e logo deu para ver que com esta máquina o Herculano acompanha-me muito melhor. Vencida a primeira subida do dia e antes de descer uma breve explicação de como funcionam as suspensões da Genius e toca a desfrutar da descida em direcção ás Águas da Penha. Como a bike merece a descida foi mesmo até a estrada passando pelas partes rápidas e pelo "rebuçado" da parte final técnica com o Herculano a demonstrar que com uma bike daquelas nas descidas não fica para trás, não desmonta e não cai.
Subimos pelo trilho ao lado da zona técnica e seguimos em direcção aos "degraus" para depois descer por um trilho que leva a um posto da Vimágua e depois à igreja.
Com o Herculano muito surpreendido pela prestação da Genius principalmente em "traction mode" nas subidas (a descer já tinha percebido as grandes capacidades da bike por ver os outros muralhas que possuem essas meninas) partimos rapidamente em direcção ao S. Bento para desfrutar da fantástica descida.
Aqui o Herculano já teve mais dificuldades na primeira parte em singletrack pela falta de hábito mas mesmo assim desceu quase tudo "montado". Continua-me a assustar a zona onde retiraram o estrado e passei ai desmontado mas tudo o resto feito em cima da bike. No final da descida como eram apenas 9.30 resolvemos explorar o trilho no final em sentido contrário e depois de uma valente subida descemos por um trilho interessante até ao emissor de S. Bento. Mais abaixo a estrada e um desafio: descer até Vizela e rumar por estrada a Guimarães, ou subir o S. Bento, seguir pela Abação, subir pela Lapinha de novo em direcção a Penha para nova descida. O Herculano cheio de confiança mostrou vontade de subir e lá fomos nós. A subida do S. Bento começa fácil, mas lá para o meio... dasse... Lá se fez, e chegados à Abação fizemos um pit stop para abastecimento líquido e enfrentamos as últimas subidas do dia para depois voltarmos a descer a Penha desta vez por outro trilho até à zona técnica feita novamente com o Herculano sempre a dominar a menina em grande estilo. Rapidamente rolamos até aos carros onde chegamos pouco depois das 11.30 com umas subidas valentes nas pernas como mostra o gráfico abaixo.
Até domingo.
PS: Por esquecimento meu a primeira subida só começou a ser contabilizada já a meio.
PS1: Está feito o desafio aos muralhas para se fazer esta volta mas com um número considerável de elementos.

4 comentários:

  1. Alguém desses lados vai participar na maratona "EXTREME XURÉS/GERÉS" no dia 05.09.2009. Tem tanto de magnífica com de dura, são 60, 90 ou 116kms, aqui destes lados vão alguns Preguissas e gostaríamos de ter a v/ companhia. Digam alguma coisa.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  2. Estavamos a pensar participar num evento na póvoa Joaquim, vou lançar o repto do Gerês também para ver o que o pessoal diz.

    ResponderEliminar
  3. Bem pessoal nada melhor para experimentar essas novas máquinas como fazer a Xurês extreme, e desta vez tendes a nossa companhia até ao fim...rsrsrsrsr

    Podem ir é muito porreiro mas não tem nada a ver com as maratonas que estamos habituados a fazer....muito mais brava

    ResponderEliminar
  4. Após uma dura etapa de subidas e descidas, compreendi o Gil e o Zé Carlos, pois via a sua confiança nas descidas, mesmo as mais técnicas.
    De facto não há nada que se compare a uma Scott Genius, parece um autentico tractor, desde que não se perca a pedalada a bicla mastiga tudo que lhe apareça pela frente.
    Fiquei fã e muito convencido, estou á espera da entrega do meu novo brinquedo para esta semana.

    ResponderEliminar