terça-feira, 15 de setembro de 2009

DIÁRIO DE BORDO: O Regresso Geral - 13 de Setembro a volta do costume

Hora de concentração: 8:00
Local: Café Galileu Distância: 35 Kms
Média: 15 kms/h
Altimetria (acumulado): 660 mts

Como prémio de regresso das merecidas coube a mim o relato do passeio de Domingo. Como era a volta habitual tivemos a benesse do horário e apenas começamos às 8h no local do costume, o já famigerado “Galileu”.

Reuniram-se as velhas tropas “Muralhas” (Zé Carlos, Paulo Marinho, Herculano, Carlos e eu) e ainda os novos recrutas (Filipe Marinho e seu respectivo grupo). Tudo iniciou com a amena cavaqueira do “pequeno-almoço”, onde se notou apenas as ausências de dois elementos de peso (Gil da Genius Team e o Carlos Freitas e a sua Bike com suspensão “Entalas”).

Após troca de galhardetes habituais (a venderem a ideia de que a Genius é sem dúvida a melhor bike, confesso que estou praticamente convencido), demos inicio às hostilidades em direcção à ciclovia (Guimarães - Fafe) ansiosos por entrar no monte onde após as duras subidas temos sempre a belas e gratificantes descidas.

Ao chegar Paço da Vieira (à bela da entrada para o piso de terra), tivemos de prescindir de um dos novos recrutas, pois a sua forma física não permitia ainda aquelas aventuras, mas com a promessa de no encontrarmos mais à frente no também não menos famigerado “Café de Cepães”.
Estávamos a andar ainda há pouco tempo quando apareceram as minhas primeiras lamentações de quem regressa de férias e que a forma física já não está habituada a estas lides. Para contrapor às lamentações tínhamos a excelentes performances do Herculano, que com a sua nova aquisição (Genius 30) parece um miúdo de 20 anos, não há obstáculo que o amedronte.

Após o cafezinho da praxe e mais umas trocas de galhardetes, retomados a volta em direcção a Guimarães para mais uma dura subida “Penha”. No regresso pela ciclovia começou-se a sentir quem estava em forma e para quem a simples subida da pista parecia a subida “o vulcão de Gonça”. Como um azar nunca vem só para juntar à minha falta de forma, fruto das férias, a roda da frente da minha bike começou a prender o que a subida até Paço da Vieira foi praticamente a puxar ferro (penso que foi mais sinal para me convencer a passar-me para a já celebre Genius Team).

Em Paço da Vieira lá reagrupamos, permitindo-me afinar a bike para mais uma dura subida “Penha”. Como a experiência é um posto, o Zé Carlos procurou levantar o ânimo aos novos recrutas e convencendo-os de que o estava para vir era fácil de ultrapassar, tinham era de se esforçar caso contrário poderiam cair de costas.

Com maior ou menor dificuldade lá chegamos ao cimo da Penha onde nos debatemos com o verdadeiro arraial minhoto, que nos obrigou a alguma paciência para podermos chegar ao apetecível trilho das descidas.
Assim e após as descidas com direito a repetições para alguns lá seguimos em direcção ao Galileu ficando alguns já nas suas casas que por sorte ficavam no caminho.

NOTA IMPORTANTE: Queria avisar o Gil que estamos a pensar o próximo passeio ser em Esposende, por isso aconselho um treino em ciclovias de nível fácil para não haverem quedas iguais à anterior (brincadeira).

Até Domingo

2 comentários:

  1. E quê anda tudo a comprar Genius para fazerem esse passeio? Isso mais parece a volta das tascas..Loool!
    Subidinha...Galileu...outra subidinha...café de Cepães....decidinhas...um cafezinho! :)

    Bikes de Jumbo costumam ser um must pra esse tipo de pedal...ehehe!

    Temos de combinar a vinda d'Os Muralhas ao terreno da Preguissada...!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Miguel,
    Aproveitas sempre esta volta suavezita (a pensar em que só faz meio Raid LOL) para falar em tascas... temos aqui uma volta para campeões: está relatada aqui como a volta dos duros... Fica o desafio para quando cá voltarem... :)
    http://muralhasbtt.blogspot.com/2009/08/domingo-16-de-agosto-para-recordar.html
    Uma deslocação ao vosso terreno tem de ser agendada, vamos combinar isso, mas escolham ai um trajecto com muitas descidas e sem muita pedra... se for possível claro... :)

    ResponderEliminar